terça-feira, 28 de setembro de 2010

(TRABALHO DE GEOGRAFIA ) colegio estadual dr. jair santos silva aluno:marcos vinicius serie:1 ano tecnico turno:vespertino


MAPA MUNDI






Um mapa-múndi, também conhecido como planisfério, é um mapa que representa todo globo terrestre, tendo os dois hemisférios projetados lado a lado.
Um planisfério é uma esfera celeste planificada que deixa à mostra apenas a parte do céu que é visível ao longo do ano em uma determinada região da Terra.


PLANISFERIO FÍSICO






Planisfério é a representação do globo terrestre no papel, porém em forma plana, embora sua cópia mais fiel seja no globo, pelo fato de o planeta ser esférico. Também conhecido como mapa-múndi, o planisfério tem a finalidade de exibir todo o seu conteúdo de forma cômoda para seu estudo em diversas disciplinas. Em planisférios mais completos, podem ser observadas as correntes marítimas e de ar, as diferentes linguagens, etnias e religiões, entre outras informações.






BIOMAS DE FORMAÇÕES VEGETAIS

Os Biomas são sistemas em que solo, clima, relevo, fauna e demais elementos da natureza interagem entre si formando tipos semelhantes de cobertura vegetal, como as florestas tropicais, florestas temperadas, pradarias, desertos e tundras. Em escala planetária, os Biomas são unidades que evidenciam grande homogeneidade da natureza e seus elementos.
 Pela separação dos continentes, o afastamento físico fez com que as espécies vivessem processos paralelos, porém distintos de evolução, originado as comunidades ecológicas. Quando alguns exemplares não ocorrem em nenhuma outra parte do mundo são chamados endêmicos.
 A apropriação da natureza e de seus recursos pelas sociedades humanas alterou os Biomas do planeta.alguns como a Amazônia , as tundras e outros com baixa densidade populacional ainda possuem vasta condição original predominante.
 Dos diversos Biomas e ecossistemas que sofreram agressões, só restam manchas residuais.




BRASIL  VEGETAÇÃO







RELEVO BRASILEIRO POR AZIZ AB´ SABER



O território brasileiro pode ser dividido em grandes unidades e classificado a partir de diversos critérios. Uma das primeiras classificações do relevo brasileiro, identificou oito unidades e foi elaborada na década de 1940 pelo geógrafo Aroldo de Azevedo. No ano de 1958, essa classificação tradicional foi substituída pela tipologia do geógrafo Aziz Ab´Sáber, que acrescentou duas novas unidades de relevo.Características do relevo brasileiro

O relevo do Brasil tem formação muito antiga e resulta principalmente de atividades internas do planeta Terra e de vários ciclos climáticos. A erosão, por exemplo, foi provocada pela mudança constante de climas úmido, quente, semi-árido e árido. Outros fenômenos da natureza (ventos e chuvas) também contribuíram no processo de erosão.

O relevo brasileiro apresenta-se em :

Planaltos – superfícies com elevação e aplainadas , marcadas por escarpas onde o processo de desgaste é superior ao de acúmulo de sedimentos.
Planícies – superfícies relativamente planas , onde o processo de deposição de sedimentos é superior ao de desgaste.
Depressão Absoluta - região que fica abaixo do nível do mar.
Depressão Relativa – fica acima do nível do mar . A periférica paulista, por exemplo, é uma depressão relativa.
Montanhas – elevações naturais do relevo, podendo ter várias origens , como falhas ou dobras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário